R.I.P Kaari Upson e Chuck Close


Tenho notado um aumento alarmante na desesperança de amigos e conhecidos virtuais, ser artista em pandemia num pais no momento com uma sociedade que não valoriza o ser humano em seu conhecimento e cultura, é realmente desesperador, mas acredito que devemos resistir e fazer nosso trabalho! Na persistência do dia a dia em nossos ateliers, alguns de nós, chegarão a trabalhos que serão obras capazes de curar almas!!!


Esta semana, essas perdas aumentaram minha certeza de que devemos seguir apesar das dificuldades!

Dois artistas que com suas verdades conquistaram permanência no meu panteão de mentores!



Kaari Upson mergulhou fundo nas suas intuições, fez do acaso de achar restos de documentos, memorias e pertences abandonados do outro lado da rua da casa de seus pais, o potente projeto da sua curta vida, The Larry Project. Com pesquisas e imaginação, executou sua obra cumprindo lindamente sua missão, deixou seu legado e com seu viver alimentou seus pares!!!!!!


Chuck Close, não precisa de grande introdução, nos deixou aos 81 anos, depois de ter reconfigurado nosso entendimento do gênero retrato! Sua frase “I don’t work with inspiration. Inspiration is for amateurs. I just get to work.” falou sempre fundo com meu "ora labora" máxima incutida por minha formação Beneditina, nos anos colegiais.

Sua impossibilidade de reconhecer rostos o levaram ao retrato. Foi seu limite que definiu sua obra!!! A maneira como lidou com suas limitações foi e será sempre um exemplo!



“O conselho que gosto de dar a jovens artistas, ou realmente a qualquer pessoa que me escute, é que não esperem por inspiração. A inspiração é para amadores; o resto de nós apenas aparece e começa a trabalhar. Se você esperar que as nuvens se abram e um raio atinja seu cérebro, não terá um trabalho terrível. Todas as melhores ideias surgem do processo; eles vêm do próprio trabalho. Coisas ocorrem para você. Se você está sentado tentando sonhar com uma grande ideia de arte, pode ficar sentado por muito tempo antes que algo aconteça. Mas se você apenas começar a trabalhar, algo lhe ocorrerá e outra coisa lhe ocorrerá e algo mais que você rejeitar o empurrará em outra direção. A inspiração é absolutamente desnecessária e, de alguma forma, enganosa. Você sente que precisa dessa ótima ideia antes de começar a trabalhar, e acho que isso quase nunca é o caso. ” - Chuck Close


Com meu super ego Pollyanna Spinoza e o conselho de Chuck Close, termino meu texto dessa semana, desejando de coração que tenhamos um fim de semana reparador e produtivo!!!!!

Featured Posts
Recent Posts